Quem sou eu:

Minha foto
Tenho 57 anos, sou secretária. Coisas que mais gosto: minha família, natureza, música, cinema, viajar, fazer novos amigos. Espero encontrar muitos amigos por aqui, e fazer outros tantos!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Meu guarda-chuva colorido

Começou a chover. Devagar, lenta como chuva de memórias, lembrei-me de um lindíssimo guarda-chuva colorido que tive certa vez.
Era, como disse, lindo, inusitado, avant-garde na mesmice dos guarda-chuvas pretos que circulam pelo mundo. Cada um de seus gomos era de uma cor.

Largo, amplo, generoso como uma barraca de praia. Inundava o mundo em azul, verde, amarelo e escarlate, como convém a tão magnífico artefato.
Alegre. Acho que tinha vocação secreta para sombrinha de frevo.
Foi, durante anos, um guarda-chuva prestativo e fiel. Jamais abandonou-me. Cortesia muito apreciada, sobretudo, porque é sabido que os guarda-chuvas têm a desagradável mania de ir-se sem aviso. Descartam os donos quem sabe desatentos, quem sabe sem humor, ou ainda os sem coração. Vão-se sem desculpa ou adeus. Mas o meu guarda-chuva carregou-me por anos felizes.
Nos dias de chuva, saíamos os dois, cúmplices, a desafiar a frieza do cinza.
Sempre pensei que isto fosse um segredo só nosso. Até que, certo dia, uma amiga, que trabalha em lugar dos mais sisudos, um banco, me encontrou na escada do dito e disse:

- Adoro ver você e seu guarda-chuva dançando nas calçadas.
Perguntei o por quê e ela, delicada, esclareceu:

- Em dias de chuva tudo fica triste, cinza, escuro. As calçadas tornam-se ressabiadas, as crianças encolhem-se. O mundo se transforma em passarela de redomas pretas, meio sem esperança de luz e sol. Seu guarda-chuva ilumina o dia quando passa. É tão alegre, vistoso, convida a quem o vê a ter alegria.
Um dia, em uma viagem, perdi meu alegre guarda-chuva. Ou quem sabe, espevitado e sábio como era, resolveu partir em busca de aventuras. Mas o comentário de minha amiga ficou na memória, e acabei chegando à conclusão de que ele bem pode aplicar-se aos relacionamentos humanos. Existem pessoas que, tal qual aquele meu lindo guarda-chuva, tomam-se de cores, e com suas almas de gomos coloridos, vem para este mundo para aquecer, alegrar e iluminar as vidas de outros seres de penumbrosa natureza.


Encontrei este texto na Net. Achei-o muito bonito e estou compartilhando com vocês.
Infelizmente não sei a autoria e não pude colocar os créditos.
Se alguém conhecer o autor, por favor me avise.

Um comentário:

  1. Achei linda a foto do guarda-chuva... Igual ao meu... aquele que compramos na 25 de março!! Beijocas

    ResponderExcluir