Quem sou eu:

Minha foto
Tenho 57 anos, sou secretária. Coisas que mais gosto: minha família, natureza, música, cinema, viajar, fazer novos amigos. Espero encontrar muitos amigos por aqui, e fazer outros tantos!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Caminhar, caminhar...

Oi pessoal,

Os que já tiveram a paciência de ler o que andei escrevendo no blog, sabem que tenho uma certa tendência para o colesterol elevado.
Como comentei no post sobre o assunto, uma das recomendações que recebi foi manter uma dieta equilibrada, livre de gorduras, guloseimas, etc.
Uma outra recomendação foi fazer alguma atividade física.
Já que não tenho dinheiro sobrando e nem paciência para frequentar uma academia, resolvi que a forma mais fácil para me exercitar seria CAMINHAR.
Como eu não moro assim tão distante do meu serviço, um dia resolvi que, ao invés de voltar para casa sentadinha num ônibus, iria voltar a pé.
É claro que, depois de caminhar cerca de uma hora, sem estar habituada, cheguei em casa morta de cansaço. Mas eu não desisti, não !! Muito pelo contrário, insisti na ideia.
Pelo menos uma vez na semana eu dispensava o conforto do ônibus na volta pra casa. E isso foi se tornando um hábito.
Para resumir a história, posso dizer a vocês, com o maior orgulho, que hoje em dia eu volto do trabalho a pé todos os dias, de segunda a sexta-feira (+/- uma hora de caminhada - aproximadamente 3 km e 1/2 por dia). Isso quando não resolvo ir e voltar a pé (7 km por dia) !!!
É que se consigo acordar bem cedo e o tempo está bem fresquinho, também dispenso o ônibus na ida para o serviço.
Na última semana, por exemplo, consegui ir e voltar a pé (no mesmo dia) por 2 vezes. Isso significa que andei aproximadamente 24 km e meio, fora as caminhadas na hora do almoço. Acho que está bom, né !!
Detalhe: Para conseguir calcular quanto estava caminhando por dia, eu comprei um pedômetro, aparelhinho que conta os passos. Depois foi só transformar o total de passos em quilômetros.
Tudo é uma questão de se criar o hábito. E depois que nos acostumamos com aquela nova rotina, tudo se torna fácil, e até agradável.
No momento, caminhar por uma hora, ou até duas horas por dia, é tão natural para mim como trocar de roupa.
Caminhar é uma das mais fáceis e mais benéficas atividades que podemos adicionar ao nosso dia-a-dia. Eu recomendo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário