Quem sou eu:

Minha foto
Tenho 57 anos, sou secretária. Coisas que mais gosto: minha família, natureza, música, cinema, viajar, fazer novos amigos. Espero encontrar muitos amigos por aqui, e fazer outros tantos!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Os "Sem Gaiola" !!

Mesmo morando em apartamento, num andar alto, nós temos o privilégio de receber em nossa varanda a visita de algumas espécies de passarinhos.
Tudo começou quando ainda morávamos numa casa térrea. Minha mãe comprou um bebedouro e colocou no quintal. Nossa primeira visita foi a dos beija-flores.
Pouco tempo depois tivemos mais visitantes. Vieram também as cambacicas.
Ao nos mudarmos para o apartamento, ficamos tristes por perder a oportunidade de receber a visita dos passarinhos. Mas, mesmo achando que, por estarmos muito alto, eles não viriam, colocamos um bebedouro na varanda do apartamento.
Qual não foi nossa surpresa quando, algum tempo depois, deparamos com uma cambacica se deliciando com a aguinha açucarada do bebedouro. Não demoraram a chegar também os beija-flores.
Num belo dia tivemos uma nova surpresa. Avistamos, pousado na mureta da varanda, um pássaro diferente. Ele era parecido com um sabiá, mas bem menor, e com a coloração mais para cinza azulado.
A partir dessa visita, além do bebedouro, colocávamos também na varanda um pedaço de fruta, para o caso de o tal pássaro voltar. Poucos dias depois, ele voltou !!
Fui pesquisar na Internet para saber o nome dessa ave. Descobri que era um sanhaço.
Esse terceiro visitante não deixou mais de nos visitar, e começou a trazer com ele um companheiro.
Aumentamos o estoque de frutas na varanda !!!
Mas não ficou só por ai não !! Depois de mais um tempo nós reparamos que o casal de sanhaços parecia estar com o tamanho um pouco maior e estava com uma coloração diferente, mais amarelada... Observando melhor, descobrimos que não eram sanhaços, e sim, uma outra espécie de pássaros.
Lá fui eu para a Internet pesquisar. Constatei que os novos visitantes eram sabiás do barranco.
Fora essas quatro espécies, também temos o prazer de receber algumas vezes a visita dos bem-te-vis. Eles vem muito raramente. Sua visita é super rápida. Eles são muito medrosos, e qualquer movimento ou barulho, saem voando como foguetes.
Nem parece que estamos num apartamento. Nossa varanda se tornou um paraíso !! E o mais interessante é que nós não precisamos de gaiola para termos passarinhos em casa. Eles vem a toda hora, circulam livremente em nossa varanda, e também na área de serviço (lá também temos um bebedouro).
Os passarinhos se sentem muito à vontade lá em casa. Já parecem membros da família !!
Dia destes aconteceu uma coisa super bonitinha. Numa manhã chuvosa, eu fui para a cozinha tomar o meu café. Devido à chuva, abri apenas uma frestinha da janela da área de serviço para que a chuva não molhasse a roupa do varal. Estava lá sentada saboreando o meu café, quando notei um movimento estranho para os lados da janela da área. Quando olhei, deparei com uma cambacica se dirigindo, aos pulinhos, pela muretinha lateral da janela, para o bebedouro. Mesmo com a janela praticamente fechada, ela se atreveu a entrar e beber a sua aguinha açucarada !!!

Vejam as fotos dos nossos lindos visitantes :


.
.
.CAMBACICA
(ou Sebinho, Papa-banana, Mariquita)

..
..

.



.
.
BEIJA-FLOR TESOURA
.



.
. .


.
.

SANHAÇO CINZENTO
.
.

.





SABIÁ DO BARRANCO
(ou Capoeirão)
.
.


.


BEM-TE-VI

Um comentário:

  1. Que bacana, Sueli! Eu me identifiquei com vc! Tb moro em apartamento e recebo a todo instante essas doces visitas. O "sebinho" já é nosso amiguinho, faz parte da nossa vida!
    Como é bom saber que são livres e felizes, não é?
    Um abraço. Fique com Deus.
    Tânia Fragoso

    ResponderExcluir