Quem sou eu:

Minha foto
Tenho 57 anos, sou secretária. Coisas que mais gosto: minha família, natureza, música, cinema, viajar, fazer novos amigos. Espero encontrar muitos amigos por aqui, e fazer outros tantos!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

D I E T

Comecei a semana levando um susto. Na segunda-feira fui à farmácia comprar um xarope para minha mãe e resolvi me pesar. O susto se deu exatamente quando coloquei meus dois pezinhos na plataforma da balança. O marcador subiu até atingir exatos 57 quilos. Cruzes!!!! Fazia anos que o ponteiro não subia tanto...!!!!
Embora eu nunca tenha sido muito gorda, faz mais ou menos uns quatro anos que comecei a fazer controle alimentar devido a um aumento na minha taxa de colesterol. Cortei carnes gordas, frios, leite integral, derivados de leite, ovos, pizzas, biscoitos, bolos, sorvetes, chocolate, salgadinhos, enfim, tudo que constava da tabela que a nutricionista me passou.
No começo foi uma beleza !! Reduzi, além do meu peso, a bendita taxa de colesterol. Cheguei a pesar por volta dos 53 quilos.
Com o passar do tempo eu fui começando a abrir algumas exceções. Na Páscoa comia um ovinho de chocolate, de vez em quando pedia uma pizza, outras vezes tomava um sorvetinho... Aí já viu, né... Vira e mexe o peso começava a aumentar. E lá ia eu de novo controlar com maior rigor a minha alimentação...
O pior é que, de uns tempos pra cá, eu tenho andado muito gulosa... Aquelas exceções que eu abria de vez em quando já não estão sendo mais exceções... Tenho comido muita coisa errada... ; muitos biscoitos, bolos, frios, pizza mais de uma vez por mês, etc.
E agora levei esse susto ! 57 quilos !! Sem falar que a taxa de colesterol também deve estar lá em cima !!!
Bem..., na verdade, segundo aquela tabelinha que mede o IMC - Índice de Massa Corpórea, eu ainda estou dentro do que se chamaria peso normal ou aceitável para a minha altura. Meu IMC está 22,8.
Para quem tem 1 metro e cinquenta e oito centimetros e 1/2 de altura como eu, o peso corporal pode chegar até 58 quilos, ou seja, IMC igual a 23,2. Pela tabela, ainda poderia engordar mais um quilo !!! Mas é óbvio que não estou pretendendo que o ponteiro da balança suba mais.
É horrível estar com a consciência pesada, sabendo que estamos nos alimentando de forma errada e nos prejudicando a nós mesmos...
Ontem eu já tentei controlar um pouco a alimentação. No almoço não consegui muita coisa porque o restaurante onde almocei não tinha muitas saladas e legumes. À noite também não pude me controlar pois minha mãe preparou uma macarronada...
Mas hoje eu me comportei direitinho no almoço !! Só coisinhas saudáveis !!! Vejam só que menina comportada :
Salada de alface, salsão picadinho, brócolis e duas fatias de bife de proteína texturizada de soja. De sobremesa: duas metades de kiwi e dois pedaços de abacaxi.
Senti-me orgulhosa com o que coloquei no prato. E fiquei muito feliz !!

A consciência ficou leve, quase saiu voando !!!!! (rs)
E daqui pra frente pretendo continuar me comportando. Vou resistir bravamente a todas as guloseimas que passarem na minha frente. Prometo !!!
Logo eu volto aqui pra contar quantos dígitos a menos marcou a balança.


Beijos pra todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário